quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PROJETO ÁFRICA



 

1-Identificação


 

Escola Estadual Presidente Kennedy

Endereço: Rua 26 nº 372, bairro Carrilho

Fone: 33531504

Diretora: Cristiane Borges da Silva Oliveira

Vice –diretora: Carmelita Maria do Carmo

Secretária: Janne Carla Falcão Miclos Machado

Coordenadoras: Shirley Miranda S. Lacerda, Regina de Oliveira Sousa e Nilda Gonçalves Vieira

Projeto História da ÁFRICA E DOS AFRO-DESCENDENTES

Envolvidos: Professores de História, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências , Ed. Artística , Matemática e Inglês e dinamizadoras do laboratório de informática.

Público Alvo: corpo discente da escola.

Responsáveis: professores de História


 

2-Justificatica

A África é o berço da humanidade e com uma diversidade cultural muito grande, torna-se revelante o ensino sobre esses povos, desde suas origens, o processo de colonização, imperialismo e utilização de mão de obra escrava.Atribui-se importância exagerada a história européia nos livros didáticos minimizando o valor da história africana e dos afro-descendentes.

A proposta do projeto, portanto,é envolver várias disciplinas e trabalhar a temática com conteúdos específicos para tanto, é preciso selecionar algumas questões que devem ser abordadas, afim de garantir um trabalho com qualidade, voltado para conscientização e o conhecimento histórico crítico..

3-Objetivos:

3.1. Geral:

Trabalhar a história da África e afro-brasileiros, englobando várias disciplinas.

3.2.Específicos:

Desmistificar idéias e preconceitos sobre a história da África .

Valorizar a cultura Africana, entendendo que a África é o berço da humanidade.

Mostrar a influência da língua africana, por meio de termos utilizados na língua portuguesa.

Entender que a miséria e as doenças assolam o mundo todo, não somente a África.

Destacar as contribuições dos povos africanos, na colonização do Brasil, mostrando sua diversidade.

4.Conteúdo

Civilizações africanas, cultura afro, escravidão e colonização, racismo, África na atualidade, geografia africana, África- continente, paisagens africanas, espécies de animais na África , influências da língua africana no Brasil.

5.Metodologia

Selecionar questões específicas , que serão trabalhadas em
História, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências , Ed. Artística , Matemática e Inglês, por meio de aulas expositivas, filmes, pesquisas na internet, músicas, mapas, artigos de revistas, seminários, debates, produção de textos, etc.

6.Desenvolvimento

De acordo com o planejamento de cada professor,e respeitando os seus conteúdos e séries específicas , serão distribuídas algumas temáticas a serem trabalhadas,conforme o quadro abaixo:


 

DISCIPLINA

ATIVIDADES

História

Reinos de Gana, Mali,Zimbábue,Kusch,Aksum, civilizações africanas, Egito,História do Brasil( escravidão,quilombos,resistência negra, racismo e outros, atualidade sobre a África .

Geografia

África , continente, diversidade de povos e culturas

Ciências

Diversidades de espécies( não somente leões, zebras, girafas e elefantes.Vulcão na África coberto de neve.

Língua Portuguesa

Provérbios africanos, palavra de origem africana ( influência da língua), lenda e mitos.

Ed. Física

Capoeira, danças de origem africanas,músicas de caráter africano.


 

7.Cronograma

O cronograma seguirá o planejamento dos professores, de acordo com seus conteúdos e séries.

8. Recursos materiais

Livros didáticos, livros literários, artigos de revistas e jornais, textos complementares, computadores, TV, DVD,som, mapas, cartazes, gravuras.

9.Avaliação

A avaliação se dará por meio das atividades trabalhadas em sala, produção de textos, seminários,exposições de trabalhos e objetos e principalmente participação ativa dos alunos e professores envolvidos no projeto.

10.Bibliografias

Revista Nova Escola, Edição 187, novembro de 2005

Revista Ciência Hoje, ano 19 nº 168,maio de 2006

Revista Ciência Hoje, ano 10,nº 68

Revista Horizonte Geográfico, ano 16,nº 86

HERNADEZ,Leila Leite. A África na sala de aula.Ed. Selo Negro SP


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário